Whatsapp

Blog CP4

High School
Tudo que você precisa saber sobre ensino médio no exterior


Ser intercambista em um programa de High School, Ensino Médio no exterior, é literalmente viver o lema da CP4 é cruzar fronteiras, ultrapassar barreiras! A experiência de um ensino médio no exterior é inesquecível! É o período da sua vida que você começa a sua vivência em novas culturas, têm a oportunidade de morar com uma família internacional ou em uma residência estudantil, desenvolve o idioma e amadurece muito, aprendendo a ser independente! Estudantes de ensino médio que possuem um nível intermediário do idioma, bom rendimento escolar e têm entre 14 e 19 anos podem participar do programa.

Onde posso estudar?

A CP4 oferece programas de High School na Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Irlanda, Nova Zelândia e Suíça. O aluno pode estudar em escolas públicas ou privadas. Nas públicas, o estudante vai estudar com a maioria dos alunos locais, num ambiente escolar mais descontraído, morando com uma família voluntária. Se quiser escolher a cidade ou escola específica, pode optar pelas escolas privadas, que são reconhecidas pela tradição, prestígio acadêmico e pelos esportes que oferecem, morando com uma família ou no campus da escola, em uma residência estudantil.

Por quanto tempo e como posso estudar?

Os alunos podem cursar de 1 a 2 semestres letivos.  O ano acadêmico depende do hemisfério, sendo no hemisfério norte de Setembro a Junho, onde o participante pode fazer o semestre acadêmico, que é de Setembro a Dezembro e de Janeiro a Maio. Já nos países do hemisfério sul, o ano acadêmico é similar ao brasileiro, de Fevereiro a Dezembro, onde o estudante também pode optar por um Semestre de Fevereiro a Julho ou Agosto a Dezembro.

Onde vou morar durante meu intercâmbio?

Há alternativas de casas de família e residências estudantil , no campus da escola.

Casa de família: O aluno fica hospedado em uma casa de família da região, selecionada pela escola, como “filho” ou “filha”, durante todo o intercâmbio, como um verdadeiro habitante local. São as chamadas famílias voluntárias. Atualmente há várias alternativas e também existem as famílias remuneradas.
Residência estudantil: As famosas “boarding schools” são escolas onde o estudante convive com alunos locais e de várias partes do mundo durante o intercâmbio, dentro e fora das salas de aula. Essa opção é oferecida somente em escolas particulares. Atende aos alunos que querem melhorar suas performances estudantis e ampliar o networking internacional.

Reconhecimento do intercâmbio

Ao voltar para o Brasil, o aluno deverá fazer a equivalência das matérias cursadas no exterior, portanto, no momento de escolher as atividades e matérias durante seu intercâmbio, leve em consideração que disciplinas são compatíveis com as disciplinas brasileiras. A prática de atividades extracurriculares, como esportes, música, teatro e coral também é estimulada pelas instituições, focando em desenvolver as habilidades interpessoais e as competências comportamentais e físicas dos alunos, como trabalho em equipe, raciocínio lógico e atividades físicas!

Ao término do programa, o participante recebe um documento com as matérias cursadas e notas a ser validado pelo Consulado Brasileiro no país de estudo, para ser convalidado. O período cursado é reconhecido no Brasil, se o estudante cursar as matérias obrigatórias solicitadas pela escola no Brasil. O mais importante, porém, é que este programa seja entendido pelos pais e pelo aluno como a grande experiência incomparável de mudança e não como apenas a continuidade da carreira estudantil daqui.

Por que fazer um intercâmbio High School?

Essa é uma experiência internacional onde o aluno conquista independência, autoconfiança, responsabilidade e maturidade, tudo isso descobrindo seus potenciais e aprimorando outro idioma. O contato do estudante com uma cultura diferente amplia os horizontes, o torna mais flexível e adaptável para enfrentar o mundo com mais segurança, além de ser um grande diferencial para o futuro profissional. Amigos internacionais, enriquecimento dos conhecimentos sobre o mundo, respeito às diferenças e confiança também fazem parte da lista de benefícios adquiridos durante o Intercâmbio High School CP4.

Palavra da Diretora

Nós, pais, sempre nos perguntamos se está no momento certo, se o filho ( a) está preparado (a), se este é o programa adequado…. As dúvidas são inúmeras, sentimos o peso da responsabilidade, da incerteza, das perguntas nem sempre respondidas.

Como mãe, professora, empresária e coach educacional, sinto que o desconhecimento dos diversos tipos de programas de intercâmbio oferecidos interfere numa experiência que, tanto para os jovens quanto para os pais, é exclusiva e única.

Estudar no exterior é uma vivência extraordinária, oportunizando crescimento, amadurecimento e aprendizado, dentre outras inúmeras vantagens. Porém, se a escolha não for correta, esta experiência pode ser desastrosa, pois passados os dias de excitação e, com a percepção do cotidiano, vem a descoberta que crescer é bom, mas um pouco diferente do imaginado. Enfrentar as situações e resolvê-las sozinho(a), superar os obstáculos, cruzar fronteiras e ultrapassar barreiras faz parte do prazer em desvendar o inesperado que a vida nos apresenta.

A CP4, desde 1990, vem assessorando e orientando seus estudantes para que esse projeto de vida dê certo. Agende um horário e fale com a gente. Com certeza , temos o programa certo para uma experiência inesquecível. Quando nos deparamos com um depoimento como este, mais que tudo, sentimos a alma aquecida e a certeza de estamos colaborando com sonhos realizados!

Depoimento

Quando chegou ao escritório, a primeira exigência: “Preciso ir para um lugar que tenha vela. Sou velejador e não abro mão disso!!!!!!”
A mãe olhou para nós e disse: ”Eu avisei que não ia ser fácil!!!!” O empenho da equipe juntamente com o esforço do Programa surtiram resultado e lá se foi o Hélio para uma cidade que tinha todos os pré-requisitos. As notícias nos chegavam pela mãe, atualizadas praticamente por semana.
Este depoimento da Raquel Graça nos enche de orgulho: “Bea, Sabe o que o Helinho me disse na última vez que me ligou? “Mãe, sou um homem realizado. Estou muito feliz e tudo está dando certo”. Minha amiga, eu sou uma mãe realizada. Obrigada.”

E você ? Gostaria de fazer um intercâmbio High School? Fale com a CP4 para mais informações sobre ensino médio no exterior. Saiba também o que disse a Cira, mãe do intercambista Pedro Machado, sobre o programa do filho.

Leia também sobre:
4 benefícios das Boarding Schools e
Ensino Médio – High school nos Estados Unidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias










Afiliações e Associações