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Liderança ou Gestão?


Estamos vivendo em uma era de mudanças contínuas, em que os tipos e as condições de trabalho e suas demandas estão em constante evolução. Para quem procura oportunidades de trabalho neste novo ambiente, as opções nunca foram tão variadas.
Vem daí a importância destas duas palavras, liderança ou gestão, e suas diferenças.

Liderança

Liderança é atitude, é o comportamento exercido por uma determinada pessoa. O líder é quem inspira e encoraja talentos para trabalharem juntos em direção a um mesmo objetivo. Liderar é motivar, é dirigir equipes estrategicamente.

Para isto, é importante aliar habilidades comportamentais, os chamados “soft skills”, com o desenvolvimento da inteligência emocional e investir no aprendizado da gestão de pessoas. Há algum tempo, as pessoas imaginavam que os líderes nasciam prontos.  Um estudo feito pelo LinkedIn em 2019 mostrou a importância de se ajustar as habilidades comportamentais às acadêmicas. Atualmente, os cursos e as oportunidades para implementar estas habilidades estão disponíveis para quem quer investir no seu crescimento pessoal. Afinal , o estudo feito pela Deloitte faz uma previsão importante: até 2030, as empresas vão priorizar os “soft skills”, como resiliência, ajuste a mudanças, proatividade, entre outras.

Gestão

Ser gestor é diferente. Gerenciamento é o ato ou a habilidade de dirigir, controlar, lidar, decidir e supervisionar. Desta forma, os gestores são pessoas que planejam, organizam e coordenam as atividades de uma empresa ou de um departamento. A gestão é feita com base em processos de avalição com mensuração pautada em métricas e indicadores. Novamente, há cursos para quem quer desenvolver estas competências. Claro que há gestores que conseguem combinar uma boa gestão com a habilidade de liderar e ser um grande sucesso profissional!

Quando falamos do quanto um intercâmbio acadêmico pode fazer com que suas habilidades e competências sejam trabalhadas de forma diferenciada, cito abaixo alguns exemplos de como liderança e gestão estão interligadas a um projeto de curso no exterior.

Programas nas áreas de Liderança e de Gestão

Quando estamos falando de gestão, há uma série de cursos de extensão e especialização, como Certificados e Diplomas, cursos de curta duração e de pós-graduação que vão dar capacitar você nas suas competências profissionais.

Programas de Férias de Verão ou Inverno, com duração de 4 semanas, em International Business, ou os de especialização de 3, 6 ou 9 meses que desenvolvem as capacidades fundamentais para negócios, como Business Administration, Business Analytics, ou Leadership and Management, International Relations, Public , Tourism Management ou ainda Project Management, e acontecem nos Estados Unidos, Canadá, Espanha, Alemanha e Inglaterra.

Alguns outros, com duração de de 13 ou 26 semanas, podem ser feitos em Genebra, Montreux, na SuíçaBarcelona, na Espanha e Munich, na Alemanha, nas áreas de Business Administration, International Relations, Communication and Public Relations, Leisure and Tourism Management, Sports Management, Digital Business, Design & Innovation Finance e International Business.

Estudo e Trabalho

Quando os programas de extensão acontecem nos Estados Unidos, o participante que cursar 9 meses tem a oportunidade única de poder trabalhar legalmente durante um ano, após o término do seu curso, na sua área de atuação com um visto de OPT. Na Espanha e Alemanha, onde acontecem outros programas, o participante pode estudar e trabalhar ao mesmo tempo.

Benefícios

Mas o que um intercâmbio propicia é muito mais que isto, é a oportunidade de exercer uma vivência globalizada que vai desenvolver sua resiliência, autonomia, adaptabilidade, empatia, maleabilidade, mostrar como ter um perfil multidisciplinar. Resumindo, exatamente as habilidades intangíveis que são hoje o ponto forte das contratações.

Quando estamos falando de programas de Voluntariado, Work and Travel, Work and Study, Estágios, dentre eles os novíssimos Estágios Virtuais, entre vários outros, estamos também falando em trabalhar com equipes de outra cultura ou às vezes até de várias culturas, percebendo mais que a ponta do iceberg, é a oportunidade de desenvolver a capacidade de se ajustar a mudanças e a percepção da necessidade de entender outras visões de mundo mantendo seus valores e crenças.

Harmonizar liderança e gestão é um grande desafio profissional! Que seus sonhos sejam de conquistas profissionais e que os intercâmbios consigam maximizar suas realizações, colaborando para explorar suas habilidades e desenvolver seus talentos!

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