Whatsapp

Blog CP4

Dicas para quem vai fazer intercâmbio no inverno


A Experiência

Quando estamos nos preparando para um intercâmbio que acontece em janeiro – inverno nos países do hemisfério norte – uma dúvida sobre o desconhecido nos assola. Será que vou sentir muito frio? Conseguirei andar na rua com meu casaco? Vou conseguir aproveitar minha viagem? Esses questionamentos são constantes, e completamente compreensíveis. Nós brasileiros não estamos acostumados com o inverno rigoroso de países como Canadá, Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos, Espanha, França, Irlanda, Suíça, entre vários outros. Mas fazer um intercâmbio durante o inverno é uma experiência única e mais simples do que aparenta ser.
A CP4 ajuda você com algumas das melhores dicas para viver essa experiência de forma confortável e agradável!

Usar roupas em camadas

Como vivemos em um país tropical, é mais difícil encontrar bons casacos de frio. Assim, muitos se desesperam e acabam comprando diversas roupas, sem pensar muito no espaço que terão para guardar tais roupas em sua acomodação. É mais seguro comprar pelo menos um casaco bom para chegar no país, com calças resistentes e alguns suéteres, mas o essencial está no conjunto: camadas. Pois é, a gente se veste como cebola…. em camadas!
Começando pela segunda pele, que pode ser comprada no Brasil e no país de destino, e depois suéteres ou blusas, seguidos de calça e casaco. Devemos também proteger as partes mais sensíveis do corpo, como cabeça, pescoço, mãos e pés. Por isso, o uso de acessórios como gorro, cachecol, luva, meia e bota é essencial. Todas essas peças podem ser encontradas em lojas do país que você escolher, e geralmente com preços mais acessíveis e qualidade maravilhosa, com proteção mais garantida contra o frio. Logo, levar o básico daqui do Brasil é o indicado, fazendo então compras no país do seu intercâmbio, procurando um casaco de boa qualidade e usando o mesmo constantemente, que é o que os locais costumam fazer.

Mantenha-se hidratado

Parece básico, mas é algo extremamente importante que é esquecido por várias pessoas. Por conta da diferença climática, nosso corpo reage, e com o clima mais seco que o do nosso país, se torna mais fácil ficarmos com a pele seca, a boca rachada. Porém tudo isso é facilmente evitável com o uso de um bom protetor labial, hidratante corporal e beber bastante água. Assim, você fica protegido do clima seco e gelado e também dos constantes locais aquecidos. Dica: tenha sempre uma garrafinha de água com você!

Lembre-se que todos os lugares têm aquecimento

Achar que vai passar frio é compreensível. Felizmente, os países que possuem inverno rigoroso também tem uma infraestrutura voltada para a proteção, com janelas duplas, portas pesadas e protetoras, aquecedores de qualidade boa e até túneis subterrâneos, como os famosos de Montreal . O que não falta são lugares aquecidos!
Por isso, é essencial se vestir em camadas, pois acredite, você passará calor se não tirar o casaco dentro desses lugares. Para muitos, o dia passa sem nenhum frio, pois transitam rapidamente na rua e entrando em estabelecimentos bem aquecidos, tomando cafés quentes, tendo uma rotina agitada. Sem nem perceber, você passa o dia no maior conforto, o que é algo que muitos não conseguem associar a temperaturas extremamente baixas.

Aproveite o dia, pois o sol se põe cedo

Muitos se encantam com cidades europeias onde, durante o verão, o sol se põe às 10 da noite! Durante o inverno, o oposto acontece. O sol nasce mais tarde, às 8:30 da manhã, e se põe, dependendo do lugar, não mais tarde que 16:30. Essa curta duração do dia pode ser diferente para as pessoas, mas não se assuste, a vida agitada das cidades segue acontecendo mesmo sem sol.
É importante acordar cedo e curtir o dia ao máximo, saindo para caminhadas ao ar livre, pegando um pouco de sol, respirando ar fresco. E com a chegada do inverno, vem também as lojas e feiras de Natal. Então não estranhe com o dia mais curto, já que é uma ótima desculpa para você  ver as lojas iluminadas com lindas decorações!

Viva essa aventura na plenitude

Mesmo que não estejamos acostumados com o frio, é divertido viver essa experiência de inverno em outro país, onde vemos neve, tomamos chás, cafés e chocolates quentes, comemos tortas maravilhosas, enquanto usamos confortáveis suéteres, rimos quando vemos locais usando roupas inapropriadas para o frio – como shorts e camisetas – e, principalmente, expandimos nossos horizontes para além do esperado e confortável, vivendo com mais independência e segurança.

Viver em um novo país é sobre aprender sua cultura, seu comportamento em volta de mudanças e novas estações, e com o tempo, nos adaptamos às temperaturas baixas e a neve que constantemente aparece na porta de casa. Afinal, para quem mora nos trópicos, é uma mudança e tanto!

Um intercâmbio proporciona a você a oportunidade de vivenciar o inesquecível e único. A CP4 está aqui para orientar e ajudar você a escolher o programa certo para você. Partiu intercâmbio?

Leia também: 6 dicas de planejamento para você realizar seu intercâmbio

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias










Afiliações e Associações