Whatsapp

Blog CP4

Descubra os benefícios do Semestre Universitário


Você conhece o programa de Semester Abroad também conhecido como Semestre Universitário? Milhares de estudantes universitários fazem intercâmbio acadêmico em universidades estrangeiras, passando entre 1 a 2 semestres nas novas instituições de ensino! Este tipo de intercâmbio tem uma série de benefícios, que vão desde o desenvolvimento acadêmico quanto profissional do aluno, que tem a oportunidade de descobrir um sistema educacional completamente diferente e inovador!

 

Uma das melhores formas de ampliar seu conhecimento é conhecendo pessoas e culturas de outras partes do mundo! Em um semestre universitário, você faz aulas com universitários daquele país, criando uma ampla rede de contatos e desenvolvendo soft skills tais como: habilidades de liderança, resolução de problemas, adaptabilidade e muito mais! É a sua chance de desenvolver maturidade em um novo lugar, enfrentando desafios e fazendo muitas conquistas que gerarão frutos incríveis no seu futuro!

Nos países do hemisfério norte, o primeiro semestre do ano acontece após as férias de verão, portanto o semestre universitário começa entre agosto e outubro, dependendo do país! Após as mais curtas férias de inverno, começa um novo semestre, que termina entre Maio e Junho! Desta forma, o estudante vivencia as diferentes estações, celebrações tradicionais, feriados especiais, e até os períodos de provas e entregas de trabalho são diferentes!

Você sabia que em países como Canadá e EUA  os alunos possuem um intervalo entre as aulas que se chama “Break“?  Pode ser o Fall Break, a semana de intervalo do outono, ou o Spring Break, semana de intervalo da primavera! Estes períodos servem principalmente para que os estudantes possam se concentrar em seus projetos e estudos para provas, e também recarregar as energias após semanas de exames e trabalhos! 

Diferente da carga horária de cursos universitários no Brasil, universidades internacionais fazem suas aulas com seminários e aulas de discussão de temas, mas com um foco em trabalhos e projetos! Por isso, a quantidade de matérias e horas de aula por semana é menor, para que você possa focar em seus estudos individuais. Os professores também estão sempre à disposição para auxiliar em qualquer dúvida que o estudante tiver. Além disso, os alunos podem escolher matérias de qualquer departamento, desde que tenham os pré-requisitos! Isso significa que você pode utilizar créditos que vão além do seu curso no Brasil!

Mas você deve estar se perguntando “Por que eu deveria fazer um semestre em outra universidade?”. A resposta é simples. É uma experiência que transforma você como pessoa, estudante e profissional! Muda a sua forma de lidar com pessoas e com o mundo, te dá confiança para ir atrás de conquistas acadêmicas! Estudando em outra língua você não apenas ganha a fluência do idioma, mas também uma habilidade de se adaptar e pensar fora da caixa! Já imaginou fazer um texto de 20 páginas em outra língua? É necessário muita perseverança e esforço, e você vai se sentir 100% capaz e qualificado para qualquer desafio futuro! 

Mais importante ainda, é o diferencial de trabalhabilidade que este intercâmbio traz para seu currículo e lista de experiências! Você estará provando para recrutadores  que possui as habilidades necessárias para trabalhar bem em equipe, ser flexível e criativo, esforçado e multicultural! Os desafios que você encontra mundo afora te fortalecem para ter sucesso em seus desafios profissionais!

As áreas seriam Engenharia, Arquitetura, Negócios, Comunicação, Artes, Psicologia e diversas variações dentro de cada tema, além de poder alternar entre matérias de cursos diferentes!

Fazer um Semester Abroad – Semestre Universitário é um investimento para o seu futuro! Fale com a CP4  e descubra os diferentes programas em vários países do mundo. Estamos aqui para ajudar  você a escolher o intercâmbio que se encaixa com os seus sonhos!

Leia sobre os 5 Passos para iniciar seu intercâmbio com pé direito e também sobre  como escrever seu futuro se internacionalizando .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias










Afiliações e Associações