Whatsapp

Blog CP4

TOEFL ou IELTS? Quais as diferenças, qual escolher e porque fazer


Se você está pensando que apenas quem vai estudar no exterior em um intercâmbio, cursar  uma graduação, fazer cursos de especialização, como Certificados e Diplomas, ou uma pós-graduação, como um MBA, que precisa apresentar o grau de conhecimento no idioma, comprovado pelo TOEFL ou IELTS, está equivocado!

Vai fazer um curso no exterior

Definitivamente se você vai fazer um curso no exterior, você vai precisar comprovar a sua competência no inglês, ou seja, o nível de proficiência na língua inglesa. Isto é necessário para você comprovar a sua capacidade de entender o conteúdo dos programas, se comunicar e produzir trabalhos.

Entrando no Mercado de trabalho

Mas se você está entrando no mercado de trabalho e participando de processos seletivos, certamente seus resultados devem apresentar o nível de conhecimento no idioma. Segundo o consultor de carreira e recolocação profissional Raphael Araujo @ raphael.araujo.rh: “Ter o inglês como segunda língua no atual mercado de trabalho, principalmente entre empresas multinacionais, é mandatório e não mais considerado um diferencial. Ter uma certificação como TOEFL e IELTS, traz muitos benefícios, pois é reconhecida internacionalmente e pode alavancar seu currículo, ampliar possibilidades profissionais e acadêmicas.”

Perguntado se o profissional que já está no mercado de trabalho, buscando por uma recolocação ou cursar um MBA no exterior, Araujo disse que “O fato de ter um nível mais avançado em inglês contribui para recolocações profissionais, mudança para uma área que exija comunicação no idioma ou um cargo que tenha adotado o inglês fluente como um requisito. É bastante comum também, que cargos de maior responsabilidade, especialmente de gestão, exijam o domínio do inglês. Então, se você está de olho naquela promoção na empresa em que trabalha, ser proficiente pode contribuir e muito a conquistar a tão sonhada posição.”

TOEFL X IELTS

Portanto, vamos explorar estes dois exames : o TOEFL e o IELTS.
Quais são as diferenças entre eles? Qual eu devo escolher? Há instituições que dão preferência a algum deles?

 

Para todas as duas situações mencionadas acima, são recomendados os exames oficiais, como o TOEFL – Test of English as a Foreign Language – e o IELTS – International English Language Testing System, devidamente reconhecidos pelas instituições de todo o mundo.

Os objetivos dos dois exames são os mesmos, porém existem algumas diferenças. Há instituições que aceitam os dois tipos de teste e outras dão preferência por um deles, porém atualmente a imensa maioria aceita um dos dois.

Os cursos preparatórios focam não apenas na preparação acadêmica do processo, nas habilidades comunicativas de ouvir , falar , ler e escrever,- Listening, Reading, Writing e Speaking, como também na dinâmica da prova, como tempo para resolver cada uma das questões e como se organizar para obter os melhores resultados.

O TOEFL é um exame bem mais antigo e tradicional, criado em 1964 e bem aceito nos EUA, oferecido pelo ETS em várias datas por ano. Os pontos vão de 0 a 120 e as instituições determinam qual é a média mínima requerida para ingresso. Você pode fazer o TOEFL iBT®, um dos principais testes de comunicação de inglês acadêmico mundiais ou o TOEFL® Essentials ™, uma testagem acessível, com um formato amigável. Para aceitação acadêmica, é necessário que você faça o primeiro deles, o TOEFL IBT.

Apesar do IELTS ter surgido apenas em 1989, ele se popularizou muito rapidamente, sendo um exame oficial do Reino Unido. A pontuação vai de 0 a 9 e a inscrição é feita via internet. São 3 tipos:
1.IELTS Academic e General Training – para ser apresentado para universidades no Reino Unido e outros países como Austrália, Canadá, Nova Zelândia e programas de estágio e trabalho. É um exame que pode ser feito no computador ou no papel.
2.IELTS for UK Visas and Immigration (Academic e General Training) – utilizado normalmente para tirar o visto para o Reino Unido
3. IELTS Life Skills (A1 e B1) – também chamado de “social” – desejam ter um certificado oficial de suas habilidades em inglês.

Saiba detalhes sobre as provas do IELTS . Você pode baixar alguns materiais para simular testes 

Conclusão

Todos os dois testam o nível de idioma, cada um de uma forma, pois são diferentes na abordagem, estrutura e formatação de avaliação. Uma sugestão é conhecer os testes para optar por um dos dois. Lembrando que não são testes para “passar” e sim para dimensionar o seu nível de proficiência. Mas o certo é que para um ou outro, o importante é estudar e estar preparado para “performar”. Com tranquilidade, seus resultados , com certeza serão os melhores!

Fale com a CP4 e saiba onde e quando você pode começar a se preparar para seus testes. Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias










Afiliações e Associações