O programa de Voluntariado é um intercâmbio onde o participante desenvolve habilidades comportamentais, tanto para âmbito pessoal quanto profissional, através de ações como trabalhar com idosos, crianças e comunidades carentes.
A África do Sul é um dos destinos disponíveis pela CP4 para esse programa. Lá, o intercambista tem a oportunidade de conhecer pontos turísticos como o Kruger National Park, safáris incríveis, a cidade de Johannnesburgo e muitos outros, tudo isso ao mesmo tempo que participa de atividades humanitárias em diversas áreas diferentes.
Benefícios
Além do desenvolvimento das habilidades comportamentais, chamada de “soft skils”, como ampliação da percepção do mundo ao redor dele e não apenas para si próprio, resiliência, saber ouvir o outro, empatia, e como tudo isto afeta as relações sociais, ele é um ato de doação. Você se transforma como ser humano, seu nível crítico se modifica, a sua escuta é outra, a sua proatividade é ampliada. Isso é que as organizações e empresas estão intensificando a busca atualmente, pois a consciência social e o quociente emocional elevado e estar bem-preparado para os diversos tipos de situação são habilidades fundamentais para o mundo corporativo.
Áreas
Social
O voluntário trabalha diretamente com escolas e grupos locais que dedicam seu tempo para ajudar a comunidade. Nessa área há também um estímulo ao empoderamento feminino devido a questões culturais e religiosos.
Saúde
Essa área é perfeita para aqueles que desejam seguir carreira em Medicina e Enfermagem. O participante tem a oportunidade de interagir e aprender com médicos e enfermeiros dedicados ao cuidado e melhoria de outras pessoas.
Biologia
Aqui o intercambista pode participar de projetos nas áreas de Biologia Marinha, Zoologia, Botânica, Ecologia e Meio Ambiente em Conservação de Oceanos e Parques.
Sustentabilidade e Conservação
Oferece projetos ligados a áreas de conservação da natureza e ecossistemas, bem como em parques com animais em extinção.
Veterinária
O intercambista participa de projetos resgatando animais em áreas de parques de conservação e vida selvagem.
Um ponto muito interessante a ser falado é o fato de que quando o aluno faz sua inscrição, parte do valor pago é destinado às instituições escolhidas para ajudar a se manterem. O participante sai dessa experiência transformado, pronto para lidar com vários tipos de culturas e problemas, uma vez que terá de enfrentar diversas situações sociais diferentes.
Veja o depoimento da Mariana Peixoto sobre o programa que ela participou e assista no IGTV da CP4 a entrevista que ela deu lá da cidade do Cabo , na África do Sul.
Essa é uma experiência incrível que deve fazer parte da sua bucket list. Entre já em contato conosco para saber melhor sobre esse destino surpreendente e este programa transformador!