Whatsapp

Blog CP4

Berlim
Intercâmbio na maior cidade da Alemanha


Berlim é uma cidade cheia de história e cultura, com diversos pontos turísticos incríveis, uma vida noturna agitada e de entretenimento! Capital da Alemanha, a cidade viveu momentos únicos, com descobertas científicas e grandes pensadores. Mas a Alemanha também teve anos de grandes crises e dificuldades. O que mais surpreende sobre Berlim foi a capacidade incrível de se reconstruir e se tornar um grande centro cultural e financeiro da Europa! Atualmente, a cidade é a segunda mais populosa da Europa, onde se percebe o esforço de mesclar o moderno com o tradicional, uma arquitetura diversificada. No fim, as áreas de Berlim que foram divididas durante a guerra fria acabaram dobrando o número de centros culturais e educação para a atual Berlim unificada. A antiga Berlim Ocidental, por exemplo, teve como grande motivador e meta ser um lugar de ciência, cultura e educação!

O que fazer em Berlim

A cidade tem muito a oferecer, então planejar tudo que você gostaria de fazer e os lugares mais legais para visitar é necessário! Você encontrará todos os tipos de programa, que atendem a diferentes públicos, para os que gostam de arte, música, ciência, festas e claro, cerveja!

Por ser uma cidade com muita história, visitar alguns dos lugares chaves da tradição alemã é essencial! Você pode, por exemplo, passar pelo grande Portão de Brandemburgo, uma das portas da cidade e grande símbolo de Berlim! E que tal uma visita ao Reichstag , onde está o parlamento alemão, e conhecer a cúpula ou até passear pelo palácio? Outro lugar interessante é a Gendarmenmarkt , uma das maiores praças de Berlim e o local de edifícios históricos, como a Catedral Alemã  e a Catedral Francesa. Em dezembro, a praça é transformada no famoso Mercado de Natal da cidade! E já que estamos falando de fabulosas praças, não deixe de conhecer a Alexanderplatz, apelidada de Alex pelos moradores de Berlim, que era antigamente o centro da vida da Berlim Ocidental, e hoje em dia é um famoso local de gravação de filmes e séries!

Mas convenhamos, o que seria uma visita a Berlim sem conhecer a famosa, e adorada Ilha dos Museus? Ela é nada mais nada menos que um conglomerado de museus fantásticos – como dissemos antes, o que não falta em Berlim é incentivo à cultura e educação – com milhares de obras e exposições reconhecidas mundialmente. São 5 museus, em destaque o Velho Museu e Novo Museu, que mostram estátuas antigas, armas, jóias gregas, manuscritos, papiros, arte egípcia, arte alemã, italiana, islâmica e bizantina! Para conhecer a parte antiga de Berlim, vale a pena visitar o bairro Nikolaiviertel que é o lar de muitas das atrações mais antigas e populares da cidade. A área também oferece outras atividades turísticas, como visitar oficinas de artesanato, ruas repletas de restaurantes, cafés e lojas. Aqui você encontrará fontes antigas, postes de luz e charmosas janelas de treliça nos edifícios históricos mais antigos, como o Palácio Ephraim.

Um lugar que irá te tirar o fôlego é Telespargel, a torre de TV de Berlim, onde, ao subir seus 207m, tem uma vista deslumbrante de toda a cidade! Você também pode fazer reserva para almoçar ou jantar no luxuoso restaurante da torre! Se você é amante de cerveja, encontrará diversos lugares em Berlim, e na Alemanha como um todo, para desfrutar de uma cerveja de qualidade, mas durante agosto acontece o International Beer Festival na cidade, que atrai pessoas do mundo todo para aproveitar ao máximo as melhores cervejas do mundo! Imperdível!

Estudar em Berlim

Muitos estudantes internacionais sonham em estudar em Berlim, por conta de sua educação de qualidade, benefícios para estudantes, custo de vida mais baixo que outras capitais europeias e algo completamente incrível (e não tão comum no exterior): faculdades públicas, que são de graça tanto para alemães, europeus ou alunos do resto do mundo! E mesmo tendo muitas universidades públicas, a educação continua sendo de qualidade superior! Você também pode estudar em escolas particulares que são tão boas quanto as públicas, e escolas de idioma que seguem os padrões mais altos de ensino!

E o que as pessoas mais estudam na Alemanha? Em nível superior e técnico, as áreas de Medicina, Engenharia, Negócios, Direito, Computação e Tecnologia da Informação tem muitos alunos, principalmente pela alta demanda de profissionais qualificados nessas áreas. As Escolas de Negócios e Engenharia da Alemanha são altamente renomadas pelo mundo, com muitos dizendo que o melhor lugar para se estudar Business no mundo é a Alemanha! E o mais legal disso tudo é que Berlim é uma cidade onde muitas pessoas falam inglês, e mais de 220 universidades da Alemanha oferecem programas em inglês!

Trabalhar em Berlim

Como a Alemanha é considerada uma das maiores economias da Europa, é de se esperar que o mercado de trabalho alemão tenha remunerações boas, porém é competitivo. E isso é verdade, porém em partes. A Alemanha possui uma das menores taxas de desemprego da Europa, e está sempre buscando profissionais qualificados, estrangeiros incluídos, para preencher diferentes vagas de emprego em suas inúmeras empresas e startups!

Empresas como Siemens e Sony estão em Berlim, e as áreas mais requisitadas no mercado de trabalho da cidade são as de Tecnologia da Informação, Desenvolvimento de Software, Engenharia Mecânica e Automotiva, Engenharia Elétrica e Medicina! Mas se você não é da área da Exatas e Ciências, não se assuste! Berlim é uma cidade que possui instituições culturais que também têm alta demanda de profissionais das áreas de humanas, artistas, educadores e historiadores!

Na Alemanha, ao terminar seus estudos, você pode tirar um “visto de candidato a emprego” ou “visto de trabalho pós-estudo”, onde pode procurar um emprego que se enquadre nas suas qualificações; e você tem permissão para aceitar qualquer trabalho durante esses 18 meses. Brasileiros também podem tirar um Working Holiday Visa, que te permite morar na Alemanha por 1 ano, enquanto estuda, trabalha e viaja pelo país!

Você tem vontade de estudar e fazer intercâmbio na Alemanha mas não sabe como? Estamos aqui para te auxiliar no planejamento de seu intercâmbio, tornando o processo muito mais fácil e organizado! A CP4 oferece intercâmbios de Ensino Médio, Cursos de Idiomas, Pathway para entrada em Universidades, Cursos de Curta Duração, Extensão e Especialização, Graduação, Mestrado e MBA na Alemanha!

Fale conosco e descubra os tipos de intercâmbio e cursos que você pode fazer na Alemanha! Leia Intercâmbio e o Futuro Mercado de Trabalho.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias










Afiliações e Associações