Whatsapp

Blog CP4

Top 10 para vencer os desafios do intercâmbio em casa de família


Que tipo de acomodação eu escolho?

Uma das maiores dúvidas quando se pensa na experiência do intercâmbio é: “ Que tipo de acomodação escolho?” Entre ficar em uma residência estudantil ou casa de família, uma grande tendência atual é optar por uma casa de família. Particularmente, vivi excelentes experiências e, hoje, tenho uma família canadense que posso chamar de minha. E uma outra, na Inglaterra que praticamente é a mesma coisa.

Viver na casa de outras pessoas é superinteressante, mas também não deixa de ser um desafio. Adaptar-se à maneira como outras nacionalidades fazem as coisas, quais são suas rotinas e entender culturalmente como isto funciona.
Pensando nisso, a CP4 disponibiliza para você o TOP 10 com dicas para um intercambista saber o que esperar da sua acomodação em uma casa de família, e se sentir mais confortável e mais facilmente integrado a este novo e temporário ciclo familiar.

1. Gentileza gera gentileza

“Por favor – Please” e “obrigado – thank you são frases internacionais. Use-as quando você pede ou recebe alguma coisa.

2.Comunicação é a alma do negócio

Tente ao máximo se comunicar claramente com a sua homestay. Seus anfitriões não vão adivinhar o que você está pensando. Eles não vão saber o que você precisa, se você não lhes disser. Ou seja, se está com frio e precisa de outro cobertor, peça. Se você precisa de mais toalhas, pergunte.  Ainda na aba comunicação, Uma das coisas mais importantes é saber como a casa funciona e quais são as regras, como horários das refeições, banhos, como fazer com a roupa suja, entre outras. Algumas famílias já tem um roteiro de regras que entregam logo na sua chegada.

3.Seja atencioso

Mesmo que não seja necessário, avise à homestay o horário que pretende chegar para não causar preocupação. Se não for jantar em casa, avise, não é hábito sobrar comida.

4.Dúvidas na chegada

Ao chegar, pergunte sobre a utilização do wifi , pedindo a senha e login. Pergunte também se há alguma restrição de quantidade de mega, pois em alguns países a conta é pelo que se é consumido e pode ser que a família peça para você pagar um pequeno valor, pois ultrapassará o contrato de internet que eles tem.

5.Seja aberto

Sinta-se à vontade para dizer aos seus anfitriões do que você gosta. Diga ao seu anfitrião “eu prefiro x em vez de y”. A frase “eu prefiro – I would rather “é uma frase útil. Você pode deixar que o seu anfitrião saiba o que você quer sem ser negativo.


6.Abra seu mindset para o novo

Você vai comer as mesmas coisas que eles comem no dia a dia. Não espere que eles saibam cozinhar a comida do seu país. Seja aventureiro (a) e mente aberta. Será ótimo para desenvolver seu paladar e adquirir novos hábitos.

7. Pratique o idioma

Interaja ao máximo e pratique o idioma, demonstre isto ficando nas áreas comuns da casa e puxando assunto. Assim você tem a oportunidade de aprender várias expressões idiomáticas.

8. Ajuste-se à cultura local

Na maioria das homestays, as pessoas não têm o hábito de não usar os sapatos que usaram na rua, dentro de casa. Logo na chegada, veja se há um local na entrada da casa para deixar os sapatos. Deixe um sapato ou tênis só para usar dentro de casa.

9. Compartilhe a rotina da casa

Mantenha seu quarto arrumado e ofereça-se para colaborar na retirada de pratos da mesa. Lembre-se de que a casa de família não é um hotel!

10. Aproveite, é temporário

A comida da sua casa é melhor, você não come batata cinco vezes por semana e leva meia hora tomando banho de chuveiro, mas daqui a semanas você vai voltar para sua casa e à sua vida antiga. Aproveite para trocar, compartilhar, aprender, ensinar e ter estórias ótimas para contar.

Uma sugestão para você quebrar o gelo é que leve uma lembrancinha típica do seu país para eles.

Em resumo: D+R+E = Diálogo + Respeito e Educação. Essa é a equação que resulta em uma ótima estadia em uma casa de família durante o seu intercâmbio. Com certeza, vai render maravilhosas experiências.

Fale com a CP4 e saiba todas as alternativas de acomodação para o seu intercâmbio !

By Ana Senra

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias










Afiliações e Associações