Whatsapp

Blog CP4

Setembro, início das aulas: Por quê?


Imagem de um calendário do mês de Setembro de 2024 deitado em cima de uma mesa

Por que começar em Setembro?

Estados Unidos, Inglaterra, França e Reino Unido, o que estes países têm em comum? Estes quatro são alguns dos países cujo ano letivo tem seu início em Setembro, no segundo semestre do ano. No mundo acadêmico, a escolha da data de início do semestre pode variar significativamente de país para país. Principalmente entre os do Hemisfério Norte e os do Sul. Mas por que começar as aulas na metade do ano?

Estações do Ano

No hemisfério norte, Setembro marca a transição para o outono. Dessa forma, começando o ano letivo neste mês e terminando-o em Julho do ano seguinte permite que os alunos tenham três meses de aula antes das férias de Inverno, que ocorrem no fim de Dezembro e início de Janeiro e são mais curtas. Ao retornar, as aulas continuam até Junho ou Julho quando acontecem as férias de verão, encerrando assim o ano letivo.

Montagem com quatro imagens representando as quatro estações. Do canto superior esquerdo e em sentido horário são elas: Verão, Primavera, Inverno e Outono.

Alinhamento com o Ano Civil

Em muitos países, o ano civil não começa nos primeiros meses. Logo, começar o semestre no mês correspondente facilita a sincronização com o calendário anual, proporcionando uma transição natural e facilitando a organização do ano acadêmico.

Imagem com vários jovens nos corredores de uma escola. No primeiro plano vemos três delas conversando enquanto uma abre seu armário.

Duração do Verão

Em alguns países, principalmente no Hemisfério Norte em que as temperaturas atingem os dois extremos, o verão pode ser especialmente quente e difícil de lidar. Isso se deve por nem todos terem o costume de ter em suas casas e ambientes públicos facilidades que combatam o calor, já que o verão, apesar de intenso, é relativamente curto.. Começar o semestre em setembro ajuda a evitar as temperaturas extremas da estação e fornece um ambiente mais confortável para o retorno às atividades acadêmicas.

Montagem com duas imagens separada por uma linha curva amarela. Primeira imagem é uma foto do Big Ben em Londres durante o Verão, já a segunda é outra foto do Big Ben em Londres durante uma tempestade de neve no Inverno

Por fim…

Em suma, o início do semestre acadêmico em setembro vai além de uma mera convenção; é uma interseção de fatores práticos, culturais e climáticos que contribuem para uma experiência educacional mais eficaz em vários países. Por isso  também é uma ótima época para iniciar sua jornada de intercâmbio. Diversos cursos e aulas tem seu início nesta época,  estudantes de todo o mundo embarcam em uma aventura de aprendizado, logo é a oportunidade perfeita para você conhecer novas pessoas, se adaptar a um novo ambiente e começar seus estudos, afinal é o que todos estarão fazendo também!

Se você é adolescente, corra para ver as vagas que ainda existem nos programas de High School, tanto em escolas públicas quanto em particulares. 

Se você está pensando em fazer uma graduação, lembre-se que várias universidades aceitam o ENEM e ainda há vagas. Programas de Certificados, Diplomas, Pós e Especializações em várias áreas! Entre elas Administração, Economia, Tecnologia, Turismo, Relações Internacionais, entre outros, em vários diferentes países ainda tem vagas.

Contate-nos agora para explorar suas opções de intercâmbio e começar a planejar seu futuro acadêmico para setembro de 2024! Comece a planejar agora sua experiência internacional, e prepare-se para viver um intercâmbio que vai mudar a sua vida!

Quatro jovens, duas mulheres e dois homens, caminham juntos enquanto riem e conversam.

6 dicas de planejamento para você realizar seu intercâmbio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias










Afiliações e Associações