Whatsapp

Blog CP4

Intercâmbio Canadá:
Você Precisa Saber!


Imagem da bandeira do Canadá levemente agitada pelo vento e inclinada para a esquerda

Vai para o Canadá em 2024? Então confira as atualizações recentes sobre a imigração para o país. Importante: Vai para o Canadá em 2024? Então confira as atualizações recentes sobre a imigração para o país. Vamos conhecer as mudanças e saber quais são as alternativas.

Limite Temporário para Permissões de Estudo 

Primeiramente o Governo do Canadá estabeleceu um limite temporário, de dois anos, no número de permissões de estudo emitidas para estudantes internacionais. Isso quer dizer que o governo estipulou uma cota máxima para emitir study permits (permissões de estudos), para estudantes estrangeiros.

De acordo com o anúncio, cada província e território receberá uma cota máxima para emissão de permissões de estudo proporcional à sua população. A partir de agora, as províncias canadenses decidem como as permissões são distribuídas entre universidades e faculdades em sua jurisdição. Esta cota para emissões de vistos de estudante, será mantida por dois anos e o número de vistos a serem emitidos em 2025 será reavaliado no final de 2024.

Este limite não se aplica a candidatos a permissões de estudo que se matricularem em cursos de Mestrado ou Doutorado e também a estudantes de High School.

Montagem de duas imagens separadas por um traço vermelho. Primeira imagem à esquerda apresenta uma mulher e um homem cumprimentando seus orientadores após apresentarem seus projetos de mestrado. Na segunda à direita vemos quatro alunos de High School, três meninas e um menino reunidos sobre uma mesa e conversando sobre o que esta na tela do leptop que está virado para eles.

Exigência da Provincial Attestation Letter 

As Províncias Canadenses é que decidirão como as permissões de estudos serão distribuídas entre os Colleges e Universidades. São elas as chamadas DLIs – Designated Learning Institutions, de sua jurisdição. Contudo, o governo federal também exigirá que estudantes internacionais que solicitarem uma permissão de estudos, forneçam uma carta de chamada Provincial Attestation Letter. Esta carta, portanto, deve ser emitida pela província que o aluno vai estudar e deve ser solicitada antes do início do processo de pedido do visto. Esta medida entra em vigor imediatamente e as Províncias Canadenses tem o prazo até 31 de março de 2024, para se adequar a essa nova regra.

Mudanças nas Regras do PGWP 

PGWP – Post Graduation Work Permit é uma permissão de trabalho posterior ao término do College no Canadá. Dependendo do College estudado, ao terminar o curso, o aluno pode solicitar essa permissão de trabalho para ficar no Canadá. Dentre as novas medidas, a boa notícia é que a partir de setembro de 2024, alunos de Mestrados e Doutorados receberão PGWP de 3 anos. Dessa forma, não será mais proporcional ao tempo do curso estudado, como era até então.

Uma outra mudança no PGWP é que estudantes matriculados em programas oferecidos por meio de parcerias público-privadas não serão mais elegíveis. Sendo assim, para o estudante internacional ser elegível ao PGWP, a instituição de ensino que estiver matriculado e concluído no Canadá, deve ser 100% pública.

Mudança na Permissão de Trabalho para Cônjuges 

Acreditamos que essa mudança seja a mais impactante para famílias que planejam se mudar para o Canadá. A partir de agora, a permissão de trabalho aberto, o Open Work Permit (OWP), estará disponível os matriculados em programas de Mestrado e Doutorado, bem como programas nas áreas de Medicina e Direito. Isso quer dizer que não é mais possível para a esposa ou esposo de um estudante de qualquer curso em College público, solicitar uma OWP.

As novas medidas não afetam quem deseja ir para o Canadá passear ou estudar com os Vistos de Residente Temporário (TRVs) ou Autorizações Eletrônicas de Viagem (eTAs).

Com as novas restrições de imigração educacional no Canadá, é primordialmente importante para estudantes internacionais explorar alternativas viáveis. Da mesma forma, isso se aplica a profissionais que buscam oportunidades no país.

Imagem de quadro negro com desenho de um gráfico simples em que a seta tem um aumento progressivo. Nas laterais três riscos de exclamação amarelos de cada lado

Abaixo, a CP4 indica algumas alternativas de cursos e processos para estudar, viver ou trabalhar no Canadá:

Programas de Mestrado e Doutorado:

Estes programas não são afetados pelas novas limitações. Assim, eles também oferecem vantagens adicionais, como a elegibilidade para o PGWP de três anos.

Cursos em Áreas de Demanda:

Invista em educação em campos como Medicina, Direito, Tecnologia, Engenharia e outros setores em alta demanda. Antes de tudo, isto pode aumentar as chances de obtenção do visto de estudo e de trabalho subsequente.

Instituições de Ensino 100% Públicas:

Escolher estudar em uma instituição totalmente pública no Canadá aumenta, sobretudo, a elegibilidade para o PGWP.

Cursos de Curta Duração:

Cursos de curta duração ou certificações profissionais são uma alternativa válida. Assim, eles podem ser uma maneira de adquirir habilidades específicas e aumentar a empregabilidade no Canadá.

Programas de Estágio e Co-op:

São programas que combinam estudo com experiência de trabalho relacionada ao campo de estudo. Estes podem ser uma porta de entrada para oportunidades de emprego no Canadá.

Estudo e Trabalho em Outras Províncias:

Por outro lado, considere estudo e trabalho em províncias com menos restrições e demanda maior por trabalhadores internacionais.

Express Entry:

Um sistema de imigração para profissionais qualificados que desejam se tornar residentes permanentes. Pontos são concedidos com base em alguns fatores, como educação, experiência de trabalho, habilidades linguísticas dentre outros.

Programas de Nomeação Provincial (PNP):

Voltado a indivíduos que possuem habilidades, educação e experiência de trabalho que são demandados em uma província canadense específica. Portanto, quem se encaixa nesta categoria pode ser nomeado para residência permanente.

Programas de Trabalho Temporário:

Programas como o Temporary Foreign Worker Program (TFWP) e o International Mobility Program (IMP) permitem então que trabalhadores qualificados trabalhem no Canadá por períodos determinados.

Visto de Trabalho Aberto para Cônjuges:

Cônjuges de estudantes matriculados em programas de Mestrado, Doutorado, Medicina e Direito ainda podem aplicar para o Open Work Permit.

Foto de jovem usando chapéu na cabeça e uma bandeira do Canadá como manta sobre as costas. Ela está de costas para nós e de frente para uma paisagem do Canadá, com águas cristalinas, árvores e montanhas ao fundo

Estas são medidas temporárias, válidas por dois anos. Fique informado, planeje com antecedência e, acima de tudo, mantenha vivo os planos de estudar no exterior! O Canadá continua a ser uma terra de oportunidades, e a CP4 está aqui para te guiar em cada passo dessa jornada educacional extraordinária.

CO-OP: Estudar e Trabalhar no Canadá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias










Afiliações e Associações