Confira o depoimento do Jornalista Ricardo Machado, que fez seu primeiro intercâmbio aos 40 anos. Sempre é tempo de aprender. Ultrapasse barreiras. Cruze fronteiras com a CP4!
“Aos 40 e poucos anos tive minha primeira experiência de intercâmbio: estudar espanhol no exterior. Resolvi reciclar meus conhecimentos sobre o idioma mais de dez anos após concluir o curso que fiz no Brasil. Amo espanhol e a necessidade de ‘afiar a língua’ se somou à vontade de ter uma experiência de estudo em outro país, ainda que por pouco tempo. A escolha do destino – Argentina ou Chile – foi feita com a ajuda da CP4, que procurou entender todas as minhas necessidades e expectativas para indicar os melhores programas.
Buenos Aires
Escolhi Buenos Aires. Já conhecia a cidade, mas o “pacote” oferecido pela Expanish foi o mais atraente. Reunia 30 horas de estudo intensivo em uma semana, sendo dez delas em aulas exclusivas, individuais, com foco em vocabulário específico. Sou jornalista, mas atuo há mais de 20 anos prestando consultoria em assessoria de comunicação a associações médicas, então, lá fui eu estudar os termos e expressões dessa área.
A Experiência
Tudo Perfeito! Bem… Quase. Eu escolhi o período da Páscoa, que em 2014 caiu em junho, para aproveitar o feriado nacional na mesma semana em que teríamos um feriado no Rio de Janeiro, onde trabalho e vivo. Tudo certo: em Buenos Aires não há o feriado de Páscoa. Entretanto, eles comemoram o Dia da Bandeira Argentina, em 20 de junho, quando todo o país para. Ok! Era só mais um desafio: cumprir 30 horas em quatro dias.
A experiência não poderia ter sido melhor. Escola com ótima infraestrutura, professores dedicados, colegas de turma interessados e um intensivão. Como queria ir fundo na vivência do intercâmbio, escolhi hospedar-me em uma host family.
CP4
Mais uma vez, o suporte da CP4 foi essencial – perguntaram sobre minhas preferências, hábitos, expectativas e tudo mais que pudesse contribuir para a escolha do anfitrião ideal. No meu caso, uma anfitriã, professora de inglês e espanhol, simpaticíssima e hospitaleira, com quem pude intensificar ainda mais a prática do idioma.
Então, respondendo à pergunta do título deste depoimento: não! Nunca é tarde para novas e enriquecedoras experiências. E a melhor forma de tentar garantir o êxito é, sem dúvida, buscar uma boa consultoria, quesito no qual a CP4 é campeã.
Eu tinha certeza que não estava sendo atendido como se fosse um número, uma cifra, mas como alguém que possuía expectativas e necessidades que a CP4 soube reconhecer e ajudar a transformar em uma ótima experiência de vida.
PS: Como ninguém é de ferro, aproveitei o feriado argentino para uma esticada à Colonia del Sacramento, cidade história do Uruguai que fica a pouco mais de uma hora de barco de Buenos Aires. Perfeito!”
Ricardo Machado
Jornalista
Rio de Janeiro
Para saber mais sobre os programas para profissionais, veja outras alternativas de cursos e fale com um Consultor CP4.