Blog CP4

Direito
Habilidades essenciais para o sucesso


Trabalhando com intercâmbio em várias áreas, como a de Direito, nos últimos 29 anos da minha vida, percebi que algumas habilidades essenciais na área não são ensinadas durante a graduação e que a experiência do intercâmbio pode contribuir para o desenvolvimento da carreira.

Para colaborar com a sua evolução profissional, a CP4 Cursos no Exterior oferece a seus clientes um leque de oportunidades de cursos na área de Direito. Desde cursos de Linguagem Profissional até LLM.

Inspirada em vários artigos da área e o que dizem os próprios participantes de programas, listamos abaixo algumas destas habilidades essenciais para o seu sucesso.

1. Capacidade de se comunicar bem

Simples, não é? Porém ser um comunicador claro, articulado e eficaz, demanda também ter a capacidade de ouvir. É essencial entender quais os clientes que demandam um atendimento rápido e eficaz comparativamente àqueles que desejam receber um relatório com todos os detalhes e atualizações.

Neste mundo globalizado, a demanda pelo atendimento de clientes internacionais é crescente. Captar os fatores primordiais de clientes de outras nacionalidades requer conhecimento do idioma, bem como da linguagem específica da área.

Portanto, quanto mais habilidade de falar e ouvir na sua língua e em um segundo idioma, maior será a sua capacidade para reconhecer e acomodar clientes e suas preferências. Portanto, trabalhar constantemente a comunicação é fundamental para o seu sucesso.

2. Gerenciamento de tempo e perspicácia nos negócios

Saber administrar a agenda significa demonstrar uma habilidade de gerenciamento de tempo que é fundamental nesta profissão. A tecnologia apresenta aplicativos específicos para ajudar neste quesito, e, atualmente a inteligência artificial está apresentado programas que propiciam que o tempo seja aplicado para o cliente. Porém, faz parte das habilidades necessárias a esta profissão o planejamento, a organização, o gerenciamento de recursos e um controle de orçamento das propostas.

Fazer um intercâmbio de forma plena faz com que todas estas habilidades sejam trabalhadas em todos os âmbitos, desde o planejamento do projeto até o dia a dia durante um curso no exterior, que pode ser de 1 semana até 1 ano.

3. Capacidade de colaborar

É comum os advogados trabalharem por conta própria, em home offices ou até mesmo em pequenos escritórios de advocacia. E, embora seja verdade que o advogado geralmente lide com casos exclusivamente seus, há a possibilidade de colaboração e, desta forma, ter a possibilidade de ampliar sua cadeia de negócios.

Estas habilidades são bem desenvolvidas em um intercâmbio, pois o processo colaborativo estimula as ideias que resultam em melhores resultados. Além disso, trabalhar com outras pessoas, sejam ou não da mesma nacionalidade, e trocar conhecimento, ajuda você a crescer e se desenvolver.

4. Estar sempre preparado

É fácil ficar sobrecarregado quando você trabalha longos dias e se apressa em reuniões, comparecimentos ao tribunal e de volta ao escritório. Como jovem advogado, uma habilidade realmente importante para aprender o mais cedo possível é estar sempre preparado. Fazer uma lista de tarefas todos os dias e investir pelo menos 15 a 20 minutos no final do dia, analisando o que precisa ser realizado no dia seguinte. Isso vai ajudar a adquirir o hábito de se manter organizado e diminuir as chances de esquecer algum tipo de documento importante ou outro detalhe. Um programa no exterior colabora para o desenvolvimento desta habilidade, pois requer planejamento, organização, ter um autocontrole emocional, e, desta forma, potencializar uma visão empreendedora. Enfim, tudo o que um profissional moderno precisa.

Oportunidades

Comece desenvolvendo seu idioma, seja inglês, espanhol, francês, alemão ou outra língua que você ache necessário. Depois que você já estiver em um nível intermediário, pode passar para os programas de linguagem específica na área de Direito. São programas de 1 a 4 semanas, que abordam vários tópicos e levam os alunos para visitas a instituições legais e discussões com profissionais locais. Este tipo de programa é ideal para quem trabalha em escritórios com clientes internacionais.

Para advogados seniores, há cursos que abordam questões fundamentais relacionadas às competências interculturais, colaborando para quem trabalha com fusões e aquisições internacionais.

Para quem quer uma especialização mais aprofundada e quer se preparar para um LLM, existem cursos de certificados, com duração de 8 semanas. Esses programas necessitam de um conhecimento avançado do inglês, já que a linguagem específica gira em torno do idioma técnico da área.

Alguns estágios não remunerados são oferecidos na área na Espanha e na Argentina. Estudantes de Direito e até mesmo advogados já formados podem ter uma experiência profissional, trabalhando de forma não remunerada em escritórios, empresas de advocacia, ONGS, entre outras. Ideal para aqueles profissionais que querem além de adquirir conhecimento do sistema legislativo local, aprimorar suas competências comportamentais na cultura específica.

Participar de um intercâmbio é ver o ponto de vista do outros, é desenvolver aptidões que vão agregar à sua vida profissional, é turbinar o currículo para uma carreira de sucesso.

A Cambridge Academy of English, representada com exclusividade no Brasil pela CP4, é uma das instituições que oferece excelentes alternativas. Fale com a CP4 e saiba quais são os cursos adequados para você!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias










Afiliações e Associações