Voluntariado na África do Sul

Local: África do Sul, Namíbia e Botswana
Datas: Durante o ano
Duração: A partir de 4 semanas
Público alvo: A partir de 17 anos

Curso

O intercâmbio de voluntariado, na África do Sul, possui parcerias com diversas ONGs e projetos sociais, além de programas governamentais, que precisam de voluntários proativos, que queiram trabalhar duro para ajudar pessoas e proteger animais. Se você se identifica com esse grupo de pessoas, você está no lugar certo! O programa está aberto para todas as pessoas que querem praticar solidariedade e usar suas habilidades em prol de alguma causa. Você também pode optar por fazer um curso de inglês junto com o intercâmbio de voluntariado. Conheça as alternativas de projetos que você pode contribuir.

Na área social, você pode trabalhar em hospital de crianças , em um projeto que oferece assistência e cuidados aos pacientes e familiares do maior hospital infantil da África do Sul,  escolher local que oferece cuidados em tempo integral para  bebês e crianças, prestar serviço a um atendimento a pessoas com necessidades especiais ou cuidar de idosos. Por outro lado, existe um espaço para quem quer desenvolver habilidades em fotografias sociais e também para quem quer ajudar na preservação de uma reserva repleta de fauna e flora.

Em outros locais da África do Sul, a parceria da instituição é com abrigo para animais domésticos, cujo o objetivo central é resgatar, reabilitar, reunir e achar um novo lar para animais abandonados,  um projeto de santuário de pássaros, com um projeto de reabilitação de mais de 400 espécies de pássaros.

Quem está estudando biologia ou veterinária, pode se interessar em trabalhar em um projeto que atende a dezenas de espécies de primatas resgatados e reabilitados ou um que é dedicado à conservação do ambiente marinho na África do Sul. Mas entre as alternativas estão projetos como  estar no Santuário dos felinos, que presta assistência e cuidados para grandes felinos que foram criados em cativeiros, ou em um projeto de reabilitação dos Big 5, uma reserva  que visa ajudar na conservação e reabilitação de grandes animais, desde de elefantes a antílopes e a´te mesmo estar atuando no resgate de felinos, mundialmente conhecido por oferecer um lar para mais de 40 leões e tigres resgatados de zoológicos e circos do mundo todo. E, ainda, sua escolha pode estar atuar no Projeto Tubarão, que une pesquisa científica e participação pública na proteção do grande tubarão branco da África do Sul.

Na área de agronegócio e sustentabilidade, você pode participar de uma experiência em  uma fazenda orgânica ou em uma fazenda de vinho, ajudando a comunidade local e explorando meios de ampliar sua participação econômica.

Instituição

Inaugurada em 2009, a agência de voluntários, na África do Sul, possui duas sedes e atua em mais de 30 projetos. Por ano, recebem milhares de estudantes e mais de 50 nacionalidades diferentes. Quem participa, tem a oportunidade de crescer, aprender e se desenvolver, enquanto faz novos amigos e mergulha em um projeto social. Além disso, a agência opera duas escolas de inglês na Cidade do Cabo. A escola do centro está localizada em um belo edifício de escritórios e permite que os alunos aproveitem a mistura multicultural da Cidade do Cabo. A escola também fica perto do Saint George’s Mall, com diversos vendedores criativos e lojas de rua. Já a escola na área residencial de Newlands está situada em um grande prédio privado, com jardim e a poucos minutos de um centro comercial, com lojas de moda e restaurantes. Os alunos podem unir o trabalho voluntário com cursos de curta ou longa duração, desde a preparação para exames a cursos de negócios. As escolas são conhecidas por ter um ambiente profissional e descontraído.

Se você está considerando uma carreira na área médica, ou se você tem interesse na saúde pública e no desenvolvimento das comunidades locais, há projetos que podem ajudar a orientar sua carreira. A experiência médica oferecerá um vislumbre de uma vida em que você mora e trabalha com médicos e enfermeiros dedicados a melhorar e cuidar dos outros. O projeto de voluntariado deste intercâmbio pode se desenvolver em uma clínica médica rural ou a participação em um programa de saúde pública apoiando a comunidade local por meio de iniciativas de saúde e educação. E o melhor é que nenhuma experiência médica prévia é necessária.

Acomodação

As opções de acomodação e refeições dependem de cada projeto,

Diferencial

Em um mercado em que  as empresas estão cada vez mais preocupadas com  a responsabilidade social, elas apostam cada vez mais nos talentos que apresentam uma participação mais efetiva em  atividades não remuneradas no terceiro setor como parte das experiências profissionais. O projeto de voluntariado é visto como um agente de transformação e participar deste tipo de intercâmbio desenvolve competências comportamentais como comprometimento, espírito de equipe, iniciativa, cordialidade e resolução de situações,  muito valorizadas nas organizações.

A África do Sul é um país surpreendente e abriga um ecossistema completo, com diversas belezas naturais e animais selvagens. São milhares de leões, elefantes, rinocerontes e hipopótamos que vivem no seu habitat natural. Por isso, os safáris são uma das atrações turísticas mais famosas da África do Sul. Os safáris proporcionam uma aventura inesquecível. Eles costumam passar por dentro de savanas, florestas e rios, para que todos os turistas observem essa abundância de fauna e flora que existe. Porém, ainda que a o país seja repleto de belezas naturais, milhares de pessoas vivem com a desigualdade e pobreza, e os animais sofrem com a caça ilegal e os maus tratos, tornando indispensável a atuação de projetos voluntários. A África do Sul e a Namíbia são dois dos melhores lugares do mundo para se visitar e usar o tempo e a energia, para aprender inglês e se envolver em projetos sociais.

Saiba mais sobre a África do Sul




Mais informações sobre o curso?

*
*
*
*



Afiliações e Associações