Blog CP4

Antes de viajar – Seus passos para tirar o Passaporte


O Guia de Viagem CP4  traz informações que vão colaborar para você se organizar e adiantar alguns processos, tirar dúvidas e descobrir detalhes importantes para o planejamento. Para facilitar sua navegação, dividimos as dicas em 4 seções: Antes de Viajar, Preparando a Bagagem, Durante a Viagem e Na volta.

Passaporte

Sua identidade no exterior

Para quem está viajando para o exterior, seja para o intercâmbio dos sonhos, turismo, um mochilão com os amigos,  o passaporte é sua identificação obrigatória.  Então , na sua fase de planejamento de viagem, um dos primeiros passos é providenciar o passaporte.

Já tem passaporte? Verifique se o prazo de validade, que é de 10 anos, está, no mínimo, datado para 6 meses após a data prevista de seu retorno ao Brasil. Se não, já é tempo de pensar na renovação.

A não ser que você queira colecionar carimbos no seu passaporte, se você estiver viajando pelo Mercosul, sua carteira de identidade – RG –  é suficiente,  se estiver dentro da validade.

Para informações sobre como tirar o passaporte, acesse o portal da Polícia Federal .

Neste site , você terá sempre as informações atualizadas dos documentos necessários para requerer o passaporte, preencher o documento de solicitação, poderá agendar o atendimento,  saber do valor atualizado da taxa a ser paga – GRU –  e, até mesmo, saber do andamento da emissão.

Desta forma, você terá a segurança necessária para acompanhar todos os passos.

Ah! Alguns lembretes:
*Se você tem passaporte anterior, leve também.

*Seus vistos não passam de um passaporte para outro. Você terá que viajar com dois passaportes.

*Lembre-se de levar a quitação com a justiça eleitoral e serviço militar.

*E, claro, capriche na hora da foto! Afinal, vocês serão companheiros por um longo tempo!

Como medida de segurança, tire cópia, escaneie ou tire foto das páginas de identificação e vistos, e tenha sempre com você. Guarde-as em local separado do passaporte original e, em caso de perda ou roubo,  informe imediatamente ao Consulado ou Embaixada brasileira mais próxima de você, se você estiver viajando. Em outro blog, explicamos como proceder neste caso.

Se estiver no Brasil, você vai preencher um documento de comunicação e fazer a ocorrência junto à Polícia.

Como tirar passaporte de Emergência

Este tipo de passaporte de emergência é literalmente o que diz o nome: Emergência.

Ele sai em até 24 horas, mas dependendo da situação pode sair até no mesmo dia. Situações emergenciais são consideradas motivos de saúde, conflitos armados ou catástrofes naturais,uma necessidade premente de trabalho ou algum outro tipo de situação emergencial comprovada.

A Polícia Federal  sugere que o passageiro não compre passagens aéreas nem e comprometa antes de receber o passaporte. Aqui, você encontra uma listagem dos postos onde emitir o passaporte.

Passaporte para Menores de 18 anos

O menor de idade deverá possuir passaporte próprio. A validade é proporcional à idade.

Para os menores de 18 anos, será exigida autorização dos pais ou responsáveis legais, o  Formulário de Autorização para Obtenção de Passaporte para Menor devidamente preenchido.

As dúvidas referentes à emissão de passaportes podem ser tiradas no site da Policia Federal.

A CP4 está à sua disposição para ajudar no que for necessário.

Leia também o blog Para Onde Vou? 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias










Afiliações e Associações