Destinos

Índia


Índia

Quando pensamos em Índia, nos vem à mente elefantes indianos, tecidos de cores fortes, música e dança hindu, curry e temperos exóticos, jóias raras e um calor único. Realmente viajar para a Índia é um marco na vida. É um lugar com grandes contrastes, onde beleza e pobreza convivem numa sociedade tão peculiar que é impossível a comparação com o mundo ocidental. Por isso a Índia é tão mágica e desperta tantos encantos e fascinação aos que escolhem este país como destino. Segundo país mais populoso do mundo, com mais de um bilhão de habitantes tem limites territoriais com a República Popular da China, o Nepal e o Butão, Mianmar, e Bangladesh, entre outros.

Sim, a Índia é mesmo diferente! Até caminhar pelas ruas pode ser uma experiência única. O povo indiano é tradicional e a sociedade está dividida em castas, as quais raramente se misturam seja no convívio, seja nos casamentos. A religião predominante é o hinduísmo, considerada a mais antiga do mundo. Existem mais de 200.000 deuses.

A beleza dos templos e da riqueza histórica e cultural causa impacto, a destacar pelo belíssimo Palácio Taj Mahal erguido em nome de um grande amor. A natureza na Índia é rica, com um misto de praias exóticas, recifes de coral, reservas ecológicas, desertos e montanhas. O país encanta e proporciona momentos de puro relaxamento. Como explicar o que se sente ao meditar silenciosamente às margens do sagrado rio Ganges? Descansar debaixo de uma árvore no parque onde Buda fez seu primeiro sermão? Ou voar de balão rodeado pelos picos nevados dos Himalaias? Todos proporcionam uma sensação indescritível!

A educação tem alcançado posição de destaque no cenário tecnológico, onde é possível encontrar os melhores programadores do mundo. Em Bombaim, encontra-se a indústria cinematográfica mais produtiva do mundo, fazendo com que o país também se destaque no cinema.

Do encontro com essa cultura milenar e tão peculiar ninguém sai indiferente, e o choque cultural funciona para o bem e para o mal. A fé da população impressiona, e também a pobreza de parte dela. Outro exemplo é o convívio com animais que fascina por um lado, mas causa desconforto em boa parte dos estrangeiros que precisam passar por eles.

E assim segue a Índia, em seu passo característico, produzido tanto por seu desenvolvimento econômico veloz quanto pela preservação de práticas religiosas e sociais milenares, numa combinação muito própria.


Informações Úteis

Idioma: hindi, inglês e mais 21 línguas nacionais
Moeda: rupia indiana
Clima: tropical úmido, tropical seco e o subtropical úmido
População: 1,339 bilhão
Fuso horário: UTC +5h30 | 8h30 horas a mais do Brasil

Afiliações e Associações