Em um território tão vasto e com características tão díspares, a Rússia ainda assim oferece ao visitante muita história, cultura, arte e tradição.
A Rússia é o maior país do mundo em extensão territorial. Em comparação com o Brasil, por exemplo, é cerca de duas vezes maior. É banhada pelas águas de 12 mares e tem 12 fusos horários. Além disso, está sob a influência de quatro zonas climáticas – ártica, subártica, temperada e subtropical –, que determinam o clima da Rússia com quatro estações por ano: inverno longo com muita neve, primavera temperada, verão curto e quente e outono chuvoso. Desse modo, as temperaturas médias variam entre -50°C a 25°C.
Aproximadamente 14% do território (Sibéria Norte e Norte do Oriente) ficam além do Círculo Polar com o solo permanentemente congelado. A noite lá dura dois meses. É a terra do sol da meia-noite. No Sul do país, principalmente na costa do Mar Negro, o clima é subtropical com o inverno curto e úmido e verão longo e quente. Praias bonitas, sol e águas cristalinas então atraem turistas de todo o país.
Em um território tão vasto e com características tão díspares, a Rússia ainda oferece ao visitante muita história, cultura, arte e tradição. Na dança, o balé Bolshoi é um dos mais importantes do mundo. Nureyev e Barishinikov são dois ícones russos. Na música, sua contribuição é grande também, com compositores brilhantes como Tchaikovsky e Stravinsky. Na literatura, exportou nomes como Gógol, Tchekhov e Dostoiévsky. A dança russa – o sapateado – juntamente com a bebida símbolo do país, a vodka, é largamente apreciada em todo o mundo. Os idiomas são russo, ucraniano e bielorusso.
A capital é Moscou, principal centro econômico e político do país.
Outras cidades importantes são São Petersburgo, Niijni Novgorod e Novosibirsk. A moeda é o Rublo.