Situado na ponta sudoeste da Europa, Portugal é uma das nações mais antigas do continente europeu. Um país com uma história marcada pelos descobrimentos e pelos feitos dos seus navegadores. Apesar da sua pequena dimensão, o país apresenta uma enorme variedade de paisagens. Por um lado, montanhas verdejantes e planícies douradas e por outro, belos vales fluviais e quilômetros de praias banhadas pelo sol e pelo Atlântico.
Capital do país e cidade mais importante, Lisboa é eclética e sem dúvida uma cidade vibrante e cosmopolita. Nas proximidades, Cascais acolhe praias magníficas e Sintra encanta com as suas florestas e castelos dignos de contos de fadas. No Norte, o Porto é famoso pelo mundialmente conhecido vinho do Porto e pela região panorâmica do Douro. Além disso, se procura uma boa dose de sol e mar, descubra a lindíssima costa com falésias e praias douradas do Algarve.
Um curto voo até ao “jardim flutuante” da Ilha da Madeira leva até uma encantadora ilha com uma beleza natural incomparável e florestas ancestrais. Por outro lado, se anseia por alguma paz e tranquilidade, rodeado de paisagens idílicas, as ilhas dos Açores podem ser um bom destino. Não é à toa que o país está entre os 20 países mais visitados do mundo, recebendo uma média de 13 milhões de turistas estrangeiros anualmente.
Portugal é atualmente um país desenvolvido, com um Índice de Desenvolvimento Humano considerado como muito elevado. O país é classificou na 19ª posição em qualidade de vida, afinal tem um dos melhores sistemas de saúde do planeta. É também uma das nações mais globalizadas e pacíficas do mundo.
Em relação à culinária, cada região de Portugal tem os seus próprios pratos típicos à base de carne, de peixe ou de marisco, existindo mais de cem receitas para cozinhar o bacalhau, todas inegavelmente deliciosas.
Com um clima ameno e fortificante, Portugal é um dos países europeus mais amenos, já que a temperatura média anual em Portugal continental varia dos 13 °C no interior norte montanhoso até 18 °C no sul, na bacia do Guadiana.
Durante o mês de Junho, celebram-se um pouco por todo o país várias festividades dedicadas aos três santos conhecidos por Santos Populares onde merecem papel de destaque as danças e canções populares.