A ilha da Irlanda é dividida em dois países: a República da Irlanda, um país independente e democrático, e a Irlanda do Norte, este, integrante do Reino Unido.
No entanto, a beleza das paisagens é algo que os dois têm em comum, além do povo simpático e hospitaleiro. Passear pela Irlanda é sentir o encanto e o mistério dos celtas, dos vikings e dos normandos.
O Euro é a moeda da República da Irlanda. Por outro lado, na Irlanda do Norte, a moeda é a Libra Esterlina e os idiomas são dois: inglês e irlandês.
Vales, penhascos, montanhas, portos, castelos dão um toque único ao país. A capital Dublin é bom exemplo da perfeita harmonia entre o moderno e o passado. Já que a cidade possui uma das populações mais jovens da Europa, todo o país transpira um estilo de vida jovem e engajado politicamente. Mas foram os artistas que fizeram dela um lugar conhecido: a música de U2, Sinead O’Connor e Enya, e escritores com Bernard Shaw, James Joyce, Samuel Beckett e Oscar Wilde. O poeta Seamus Heaney foi o quarto irlandês a receber o Prêmio Nobel de Literatura no século 20, colocando então o país em destaque neste setor.
A fusão da tradicional música irlandesa com o rock e a música popular faz você vibrar nos famosos “pubs”. A temperatura durante o inverno normalmente fica entre os 4°C e 10° C e, no verão, entre os 16° e 21° C. Mudanças bruscas também são relativamente comuns, o que proporciona lindos espetáculos de arco-íris.