Um dos países mais cosmopolitas da Europa, que tem Londres, sua capital, como centro político, econômico e cultural efervescente, a Inglaterra então oferece um caleidoscópio de atrações para os turistas.
Com todo o seu dinamismo, o país ainda assim mantém aura de romance e mistério ao possuir família real atuante, com direito a reis, rainhas, príncipes e princesas.
Lugar com geografia incrivelmente rica, a Inglaterra possui áreas rurais belíssimas como Salisbury, Bath e Canterbury. Assim como sua costa é pontilhada com balneários animados como Brighton, Bournemouth, Portsmouth e Torquay. Por outro lado, com cerca de 5 mil anos, Stonehenge é o sítio pré-histórico mais conhecido da Europa. O local atrai milhares de turistas todos os anos que querem conhecer de perto o misterioso círculo de pedras. Embora se saiba quanto elas pesam, cerca de 50 toneladas, e a origem delas, South Wales, pouco se sabe sobre o objetivo da construção.
Nas áreas mais urbanas, há destinos interessantes como Cambridge, Oxford, Birgmingham e Southampton – cidades universitárias onde ficam renomadas instituições de ensino. York é outro ponto de parada imperdível, com sua catedral gótica imponente, testemunha de séculos de história de romanos, saxões e vikings.
A Inglaterra também é terra de escritores geniais como Shakeaspeare – não deixe de visitar a terra natal do autor do clássico Romeu e Julieta, a cidade de Stratford upon-Avon. Outros autores de renome são Virginia Woolf e D.H. Lawrence. E não pode esquecer-se de Agatha Christie e suas maravilhosas histórias policiais, do inesquecível detetive Hercule Poirot.
A moeda é a Libra Esterlina e o idioma é o inglês.
Em Londres, não deixe de andar nos famosos ônibus vermelhos e de metrô, que lá se chama underground e liga a cidade inteira.
A sisuda troca da guarda no Palácio de Buckingham ou uma caminhada no Hyde Park. Talvez uma engraçada visita ao museu de cera Madame Tussaud ou mesmo as paradas obrigatórias no Big Ben e na Tower Bridge. São todos, de fato, passeios que ficarão para sempre na sua memória.
O período mais frio na Inglaterra vai de novembro a fevereiro, quando você pode sentir o verdadeiro “fog” e se deliciar com o típico chá das 5.
Andar na Inglaterra é estar pronto para voltar no túnel do tempo e ter a sensação de estar entrando nas páginas da história, e, ao mesmo tempo, conviver com a modernidade e com a era “byte”.