Estrategicamente situada no meio da América Central, a Costa Rica é cercada pelos oceanos Atlântico e Pacífico, e conta com incontáveis e deslumbrantes praias. A beleza natural de suas florestas, seus ecossistemas aquáticos e suas áreas ecológicas protegidas a caracterizam. Sair da costa leste e ir até o oeste, ou seja, a distância entre um oceano e outro é de apenas três horas e meia por terra e de 45 minutos de avião.
Terra de velhos vulcões, cachoeiras e rios, a biodiversidade na região caribenha então se mostra nos parques nacionais e reservas biológicas. Os visitantes mais aventureiros podem escolher entre uma variedade de atividades esportivas e radicais. Dentre elas, rafting, mergulho, caiaque, pesca submarina, windsurf, surf – ou ainda, para os mais entusiasmados, um bungee jump sobre o rio Colorado. Além disso, na região de Golfito, próxima ao parque nacional de Marino Ballena, os fãs de surfe podem desbravar a famosa ‘big left wave’ – a onda que quebra pelo lado esquerdo.
A capital, San José fica localizada no Vale Central e altas e verdes montanhas a cercam, ela certamente é o centro vital do país. Com uma vida noturna vibrante e movimentada, consideram a cidade um centro cultural, com inúmeros museus e companhias de dança e teatro. Vale uma visita ao Museu do Ouro Pré-Colombiano, que mostra as peças de ouro dos índios. Mas não deixe de ir ao de Jade também, o mais famoso da Costa Rica, com a maior coleção de pedras esverdeadas do continente. O clima do país tem duas estações bem definidas: a seca, de dezembro a abril, e a chuvosa, no restante do ano.
Com uma influência predominante européia, mostrada através do idioma espanhol e da arquitetura (igrejas e prédios históricos), e em menor escala a indígena, que aparece nas ‘tortillas’, a cultura do país reflete a diversidade racial.