Depois de participar de duas guerras mundiais, a Alemanha deu a volta por cima e hoje é um dos países mais desenvolvidos do mundo. É o integrante mais populoso da União Europeia. Aboliu o uso do Marco em 1999 (sua antiga moeda) para então usar o Euro. Hoje é a quarta maior economia do planeta. Ao mesmo tempo, apresenta cenários de belezas naturais de tirar o fôlego e cidades prósperas como Munique, Frankfurt e Berlim. Além disso, a Alemanha também é a terra natal de grandes nomes na música como Wagner e Bach, e escritores como Goethe e Thomas Mann.
Sua capital, Berlim, possui rico legado cultural. Dessa forma, a cidade oferece opções aos mais variados perfis. Sua intensa vida noturna, com boates modernas e visitantes descolados de todas as partes do mundo, contrasta com as muitas opções diurnas. Estas incluem o extraordinário Museu Pergamon, um dos melhores do mundo em arqueologia, o Portão de Brandenburgo, a Unter den Linden, principal Avenida de Berlim repleta de grandes construções, e os 1300 metros que restaram do Muro de Berlim e que hoje é ponto turístico obrigatório.
Munique – palco da anual Oktoberfest e sede da BMW; Hamburgo – com suas 2500 pontes (mais do que as de Amsterdã e Veneza somadas); e Frankfurt – a capital financeira do país, também merecem destaque. Todas as principais cidades alemãs, assim como alguns países vizinhos são interligados por uma extensa rede de trens de alta velocidade, o InterCityExpress, que junto às autobahns formam uma eficiente infra-estrutura de deslocamento dentro do país.
O inverno na Alemanha acontece de Dezembro a Março com temperatura média de 2C. Geralmente os canais e lagos congelam, mas grandes períodos de neve e geada são raros. A alta temporada de verão começa em Junho, com temperaturas que variam entre 20 e 30 C. Vai até Setembro, quando se realizam os shows e os festivais outdoors. A Oktoberfest, por exemplo, começa em Setembro e atrai cerca de seis milhões de visitantes a cada ano. Outubro marca o fim do outono, momento em que a temperatura volta a cair.
O meio-ambiente e a relação do homem com a natureza são assuntos sérios em terra alemã. Comprometido com o Protocolo de Quioto, o governo então deu início a uma ampla atividade de redução de emissão de dióxido de carbono. Vem investindo na substituição da energia elétrica, abrigando o maior parque eólico do mundo. O alemão é o idioma predominantemente falado e uma das 23 línguas oficiais da União Europeia. Em todo o mundo ele é falado por cerca de 180 milhões de pessoas, dentre falantes nativos e não-nativos.