Destinos

Chile


Chile

As maravilhosas estações de esqui, a beleza impressionante da Terra do Fogo e um dos melhores produtores de vinho da América do Sul: esse é o Chile. Encravado entre a Cordilheira dos Andes e o Pacífico é um país de contrastes e grande beleza que oferece segurança, natureza indômita e excelentes serviços.

Em um só território, o Chile comporta um deserto de tirar o fôlego ao norte, lagos glaciares e imensas geleiras ao sul, cidades praianas, ilhas folclóricas, uma metrópole cada vez mais integrada no circuito das grandes cidades internacionais, além de vinhos de primeira e uma culinária tão variada quanto sua paisagem.

Com população mestiça, descendente de espanhóis – mas também com grande influência alemã, francesa e italiana – o Chile é o lugar dos extremos geográficos e climáticos: ao norte encontra-se o deserto do Atacama, o mais árido do mundo, berço de ancestrais civilizações indígenas. As paisagens mediterrâneas do centro dão vida a Santiago – a capital – rodeada de férteis vales vinícolas e modernos centros de esqui, além da Ilha de Páscoa, com uma cultura e um patrimônio arqueológico únicos.

Na Patagônia, golfos e campos de gelo recebem genuínos espíritos aventureiros e, na Antártica, onde existe uma base de investigação científica, um crescente turismo de fronteira descobre a magia da vida em um entorno de gelos eternos.

Desfrutar da natureza em suas expressões mais variadas é o caminho. Montanhismo, cavalgada e esqui na Cordilheira dos Andes, explorações arqueológicas no deserto do Atacama, mergulho e praias no Oceano Pacífico; passeios pelos magníficos vales do vinho, rafting e kayaking em rios e golfos, navegação entre blocos de gelo e excursões aos misteriosos e enigmáticos gigantes de pedra e antigos lugares de rituais na Ilha de Páscoa são algumas das atividades que se pode escolher.

Para quem quer explorar as formações rochosas que se assemelham ao satélite com o mesmo nome, o Vale da Lua é o lugar. Típica cidade sul-americana, Santiago é cercada por montes cobertos por neve. A visita imperdível é ao Palácio de La Moneda, onde em 1973 o golpe militar deu início à ditadura de Augusto Pinochet.

Em um país de tantas temperaturas e paisagens diferentes não poderia faltar o supra-sumo da temporada fria: boas estações de esqui. As três maiores são Termas de Chillan, Valle Nevado e Portillo. A culinária é baseada, essencialmente, nos frutos do mar, e as bebidas mais conhecidas são os vinhos. Uma viagem inesquecível pode ser feita apenas para se conhecer a rota dos vinhedos e provar in loco a textura única dos vinhos chilenos. País culturalmente muito rico, com baixíssimo índice de analfabetismo, o Chile é lar também de grandes escritores como Pablo Neruda e Isabel Allende.

 

Informações Úteis

Idioma: espanhol
Moeda: peso chileno
Clima: semi-árido a sub-tropical
População: 18,05 milhões
Fuso horário: UTC -3 | Mesmo horário do Brasil

Afiliações e Associações