Destinos

Bolívia


Bolívia

A Bolívia, com seus cerca de 1,1 milhão de quilômetros quadrados, é o quinto país da América do Sul em extensão e uma boa oportunidade para: carimbar o passaporte no exterior sem desembolsar muito; ver neve, e contemplar paisagens incríveis; conferir de perto uma das culturas mais antigas do planeta. A população indígena soube preservar suas tradições na vestimenta, na língua e no estilo de vida. O país apresenta uma enorme influência indígena em todas suas variantes culturais.

O futebol é praticado em quase todas as ruas do país. A cultura da Bolívia tem muitas influências incas e de outros povos indígenas na religião, música e vestuário, como por exemplo os bem conhecidos chapéus de coco. A festa mais conhecida é o El Carnaval de Oruro, património cultural da UNESCO. Os jardins zoológicos também são uma atração popular. O grande número de diferentes culturas na Bolívia contribuiu muito para uma maior diversidade em áreas como a arte, culinária, literatura e música.

Existem dois tipos de moedas correntes, a oficial (bolivianos) e o dólar americano, onde ambas podem ser utilizadas em qualquer transação comercial naquele país. Então a regra é: se a cotação da moeda americana sobe, o real desvaloriza e conseqüentemente o bolivianos (moeda) valoriza junto com o dólar. Mas mesmo assim, o custo de vida é relativamente baixo.

A comida é típica andina o que se traduz em pratos a base de batata. Uma famosa é a Empanada Boliviana de Calco, com cebola, pimenta, ervilha, batata e ovos. Também se pode provar Aji de Lengua (uma espécie de carne com malagueta), um assado de Porco ou um Coelho Guisado. Para a sobremesa uma boa pedida é a gelatina de vinho tinto.

O verão, entre novembro e março, é quente e úmido. Enquanto os meses de inverno, entre abril e outubro, são secos e frios. O clima da Bolívia varia entre as diferentes regiões do país, apesar de todo o território da Bolívia residir inteiramente no clima tropical. Não deixe de explorar Sucre. Além da arquitetura colonial, uma das principais atrações da cidade são as pegadas de dinossauros, descobertas há 15 anos.


Informações Úteis

Idioma: espanhol, quíchua, aimará
Moeda: Boliviano
Clima: tropical
População: 11,05 milhões
Fuso horário: UTC -4 | 1 hora a menos do Brasil

Afiliações e Associações