Destinos

Bélgica


Bélgica

A Bélgica é um pequeno e multifacetado país onde não existe o idioma belga, fala-se oficialmente três idiomas: francês (valão), holandês e alemão. Na metade norte , a maioria das pessoas fala inglês, além de holandês e francês. Já na parte sul, próxima da França, o francês é o idioma utilizado.

Considerado um dos países mais industrializados da Europa, está entre os maiores produtores de ferro e de aço. A indústria têxtil, que data da Idade Média, produz algodão, lã, linho, e tecidos sintéticos e sua indústria química é líder mundial. Outros importantes setores são a naval e a de construção de equipamentos ferroviários e de lapidação de diamantes, altamente qualificada.

Um pouco menor que a Holanda,  é dividida em duas regiões: Flandres, ao norte, é uma área plana cortada por canais. Suas principais cidades são Antuérpia, Bruges e Gent. Bruges, considerada a “Veneza do norte” por seus canais e aspecto predominantemente medieval. É tida como a cidade mais romântica da Bélgica, talvez de toda a Europa. Valônia, ao sul, é a área das montanhas da Ardênia e de numerosos castelos.

É possível conhecer os maravilhosos castelos medievais e as belezas naturais caminhando pelas ruas ou navegando pelos canais. Liege, Namur e Tournai são as principais cidades, além de Bruxelas, capital do país e também sede da União Europeia e da OTAN.

A moeda local é o Euro. Além de importante centro político, a Bélgica é conhecida mundialmente também por suas cervejas. São mais de 350 marcas e dizem que há um tipo diferente para cada dia do ano. E, claro, pelos chocolates – mais forte e amargo do que o suíço.

 

Informações Úteis

Idioma: francês, holandês, e alemão
Moeda: euro
Clima: temperado marítimo
População: 11,35 milhões
Fuso horário: UTC +2 |5 horas a mais do Brasil

Afiliações e Associações