Há muito tempo queria fazer um curso de inglês no exterior. Sempre pensei que, para aprender, devemos estar em um país de língua inglesa, no dia-a-dia com nativos da língua. Valeu muito à pena. Nunca havia realizado um curso, nem feito uma viagem para o exterior. Foi uma experiência que nunca vou esquecer.
Os EUA são um país organizado e seguro onde as leis são mais respeitadas, as cidades organizadas e projetadas, e o transporte público funciona. New York é uma cidade maravilhosa, quando o dia está ensolarado fica ainda mais bonita. Impossível ficar parado. A cidade está sempre movimentada e há muitos lugares para conhecer: Empire State Building, Rockefeller Center, Estátua da Liberdade, Times Square, Central Park (muito bonito coberto de neve), ONU, musicais na Broadway, museus, nightclubs, bares, restaurantes… Todos devem assistir a um jogo da NBA no Madison Square Garden – o estádio é maravilhoso, a emoção dos americanos contagia e o ambiente é espetacular.
O curso que realizei foi muito bom, os professores qualificados para lidar com pessoas de diferentes países, e com uma didática muito boa. Durante as aulas fala-se inglês o tempo todo e isso ajuda bastante no aprendizado. O material didático utiliza situações do dia-a-dia, que ajudam bastante quando você está nas ruas. Foi um grande aprendizado.
No começo foi um pouco difícil entender os americanos: eles falam rápido e com muitas gírias – no final da viagem já estava me adaptando, mas tive que voltar… Também tive que me adaptar ao frio, mas isso foi fácil: comprei luvas e gorros apropriados.
Os aspectos mais positivos foram conhecer outras culturas, pessoas de diferentes nacionalidades, fazer amigos ao redor do mundo, conhecer um país estrangeiro e melhorar o meu Inglês. As vantagens de realizar um curso lá fora são que você aprende expressões do dia a dia e a pronúncia é um pouco diferente do que aprendemos nos cursos aqui no Brasil. O grande benefício foi assimilar tudo em Inglês e responder sem ter que traduzir nada, porque você é obrigado a falar e pensar em Inglês. Conheci pessoas de todo o mundo e de diferentes culturas.
Sem dúvida o Inglês é um diferencial e um curso no exterior, bastante valorizado. Todos devem fazer uma viagem como a minha: é um aprendizado para a vida toda. Sem dúvida, inesquecível.