Uma dica que tem sido passada por especialistas para quem está começando a apresentar o currículo no mercado de trabalho: prestar atenção ao valor que as empresas têm dado para os candidatos que têm experiência em algum tipo de trabalho voluntário.
Ações voluntárias realizadas como cuidar de crianças em uma creche, atender idosos e doentes em alguma instituição, divulgar ações de meio ambiente , entre várias outras possibilidades são valorizadas pelas empresas, que incentivam seus próprios funcionários a participar de ações neste sentido.
Você sabe o porquê desta valorização, principalmente quando isto acontece no exterior?
1. O fato de ter estudado no exterior dá ao candidato fluência no idioma aprendido, que está mais preparado para se comunicar com seus pares e outros colegas.
2. A experiência de conviver com diferentes ambientes, pessoas, culturas, valores e conceitos faz com que o candidato tenha a possibilidade de interagir melhor com seus colegas de trabalho e estar preparado para assimilar o ambiente de uma empresa de forma mais efetiva.
3. O candidato tem possibilidades de assumir responsabilidades, trabalhar em equipe e tomar decisões nas atividades desenvolvidas no trabalho do dia a dia.
4. A empresa também considera que o participante possa ajustar-se, caso tenha que mudar-se, adaptando-se mais rápido a novos locais de trabalho e novos colegas.