Whatsapp

Destinos

Salamanca


Salamanca, Espanha

Salamanca é o destino de intercâmbio de milhares de estudantes de todo o mundo. A atmosfera vibrante da cidade faz com que as “Noites Salmantinas” sejam algumas das mais badaladas vidas noturnas da Europa. Com ruas históricas repletas de bares, discotecas, boates, pubs e restaurantes tradicionais, esta é uma cidade para aqueles que adoram estar em movimento, fazendo coisas e conhecendo pessoas novas.

Estando localizada à Oeste de Madri, fica à apenas 3 horas de ônibus da Capital, na região de Castella y Lión. Foi em 2002 a Cidade Europeia da Cultura, e os motivos não foram poucos. As fachadas de sua arquitetura variam do Romântico ao Gótico, do Plateresco ao Barroco. Salamanca tem mais de uma centena de prédios e construções históricas, algumas delas erguidas em meados do século XI, fazendo do local um Museu à céu aberto. A cidade possui duas enormes catedrais, abertas à visitação do público, sendo uma delas uma das mais antigas da Espanha. Outras duas atrações que merecem atenção especial são a Plaza Mayor e a Universidade.

A Plaza Mayor é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Foi eleita como uma das 3 praças mais bonitas da Espanha e está entre as 10 mais belas da Europa. Ao seu redor, diversos quiosques, bares e restaurantes servem aos turistas que sentam-se para degustar um vinho espanhol enquanto assistem ao pôr do sol.

A Universidade de Salamanca também é surpreendente. É a terceira Universidade mais antiga da Europa, datando do Século XII e foi visitada por Colombo quando planejava a sua teoria que resultaria no descobrimento da América. A fachada da Universidade ainda é a original, passando por constantes ações de conservação.

Por toda a cidade é possível observar rãs sobre caveiras, fazendo deles o mascote oficial da cidade. Esta é uma história curiosa, oriunda da Universidade. Os alunos Salmantinos contam que, durante a construção da Universidade, um sapo havia saltado sobre uma escultura de caveira na fachada. Os obreiros com receio de tirar a rã, cobriram-na com argamassa, criando assim, a famosa “Ranita de Salamanca”.

Quando os novos alunos entram para a Universidade, os veteranos os levam para procurar a pequena Rã sobre a Caveira. Quanto menos tempo demoram para achar, mais brilhante será o seu futuro na universidade. E você? Quer tentar achar?


Conheça sobre o país

Afiliações e Associações